Publicado em Medicina

Vencendo a cegueira de nascença

O site da BBC Brasil publicou matéria sobre uma menina britânica de dois anos de idade que nasceu cega e teve sua visão reparada graças a um tratamento com células-tronco:

A britânica Dakota Clarke, da cidade de Newtownabbey, na Irlanda do Norte, nasceu com displasia septo óptica, uma deficiência rara no nervo ótico que provoca cegueira.

Ela foi submetida a um tratamento no hospital de Qingdao, na China. Segundo a família, que arrecadou dinheiro por meio de doações para a operação na China, o tratamento e a cirurgia não são realizados na Grã-Bretanha.

O tratamento, que custa mais de US$ 40 mil, utiliza células-tronco retiradas do cordão umbilical da criança e injetadas na corrente sangüínea e corrigem as células danificadas.

Após o tratamento, Dakota Clarke conseguiu ver contornos e cores dos objetos e distinguir luzes à sua volta.

Leia mais clicando aqui.

14 comentários em “Vencendo a cegueira de nascença

  1. tambem tenho uma menina com 4 anos com o mesmo sindrome,foi detectado aos 2 meses pois nao seguia nem fixava objectos,esta noticia da-me ainda mais esperanca em que um dia se encontre uma cura,acreditando sempre que isso va acontecer a curto prazo…

  2. Tenho vinte nove anos e descobri que tenho retinose há um ano e consequentemente, doença de ulsher, uma vez que, me afetou a audição, com perda de seteente por cento. tenho dois filhos e agora darei inicio ao acompamento deles para que se descubra que não herdaram de mim a doença, mas tenho fé em Deus, e tudo na minha vida vem acontecendo conforme Tua vontade. Que Deus abençoe a todos e que possamos ter esperanças de novas descobertas de cura…

  3. Boa noite.
    Eu tenho 44 anos e sou portador da RP,e aos 16 anos os sintomas começaram aparecer, des de então eu tenho feito o acompanhamento médico. Eu tenho mais 6 irmãos com a retinose pegmentar. Eu meus irmãos famos a Cuba em busca de tratamento,mais nem todos tiveram sucesso. Tenho esperança que com o avanço da medicina, uma melhora ou até ACURA para todos retnosados.
    Eu Jáder creio no DEUS todo poderoso médico dos
    médicos,que essa infermidade que tanto nos limita séra erradicada, dos humanos.
    PAZ DO SENHOR.
    Macaé RJ.

  4. Olá. Interessante essa notícia.
    Eu gostaria de saber mais informações sobre cegueira de nascença, se tem uma cegueira de nascença que pode ser curada anos depois, quando a pessoa já está mais velha. Pretendo escrever um livro sobre isso.
    Abraços.

  5. Boa noite. O meu caso é diferente. O meu pai recentemente ficou invisual graças a tratamentos de rádioterapia. Eu gostaria de saber se este tratamento se aplica ao caso espcifico do meu pai. ele tem os nervos ópticos danificados e deslocamento da retina.
    Agradeço imenso uma resposta breve pois é um sofrimento para todos os que estamos em redor para além de imaginar o gigante sofrimento pelo que o meu pai está a passar. Obrigada por tudo. Até breve

    1. em portugal,mais propriamerte em coimbra existe um medico fantastico.chama se dr antonio travassos e trabalha no centro cirurgico de coimbra.pela net consegue aceder.boa sorte,com os meus pais fez milagres.

      1. Olá,
        Boa noite!
        Quando falou em milagre, me animei, pois estou desesperada, tenho Retinose pigmentar e estou em busca de tratamento, cura, sei lá, estou no estágio médio para o avançado. Me fale mais sobre a cura de seus pais, se é isso mesmo que entendi.
        Desde já agradeço sua compreensão e colaborÇõ.

        Abraços!

  6. Gente, caso alguém saiba de pesquisas em andamento no Brasil, me informem. O meu cunhado é muito jovem e sempre foi ativo e agora, devido a uma degeneração no nervo óptico, em consequencia de uma trombose, está perdendo a visão muito rápido. Estamos muito aflitos, mas ainda esperançosos de encontrar alguma ajuda.

    Muito obrigada.

  7. boa noite
    ola , tenho 21 anos , aos 12 descobri que tenho retinnose pigmentar
    perdi minha visao lateral , so vejo o que esta na minha frente e tenho uma visao
    muito fraca a noite . segundo meu medico esta doença nao tem cura , mas que esta sendo estudada na california
    estados unidos . e uma sesaçao muito ruim de nao poder ter uma vida normal . nao poderir a festa de ambientes escuros ter medo de passar vergonha e outras coisas mais , so quem tem que sabe como e ruim conviver assim
    sem saber se um dia vai ter a cura ou se vai estar cega , e muito humilhante quando alguem te chama de cega
    por causa daquele tropeçao que vc leva , bom e isso que tenho pra dizer as pessoas .
    que por mais que tenho este prolhema nao deixo de viver a vida e sou muito feliz mesmo assim e encaro meu prolhema com realidade .
    stella .
    bjoss

  8. sou conceição tenho 42 anos sou portadora da retinose pegmentar desde da infância, hoje não tenho visão lateral, tenho dificuldades piores a noite,mas sou feliz. Já tive em Cuba fiz o tratamento não teve êxito,tenho mais duas irmãs com o mesmo problema espero em Deus que a medicina encontre soluções a tempo de não perder a visão

  9. sou ana maria, mae de Eulália, ela tem glaucoma congenito. vcs acham que devo ter alguma esperança em ela enxergar um dia. ela ja tem 8 anos, e super feliz estuda musica, balé, braille e na escola regular. muito obrigada.

  10. Boa noite pessoal. Meu caso foi um dos que acontecem raramente como aconteceu comigo. Fiquei cego as 8 anos, aconteceu assim: em uma tarde muito quente estava indo pra casa da minha tia, entao eu estava com uma poncheira de suco gelada ai eu encostei a poncheira no olho logo na hora me deu uma dor muito forte na cabeca com isso desmaiei ai ja acordei no hospital ao passar dos dias percebi que estava perdendo minha visao, contudo isso fiquei cego. Gente meu maior desejo e votar a enxergar, qualquer tratamento add meu amigo cleverson-al-2009@hotmail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.