Publicado em Artes, Cultura e Educação, Prêmios

Comida di Buteco 2024: Vencedores do concurso do Rio de Janeiro

De acordo com o Globo Online, a Peixaria Divina Providência, em Irajá, é a campeã do município do Rio de Janeiro do concurso Comida di Buteco 2024:

Depois de percorrer durante um mês, de 5 de abril a 5 de maio, 143 bares para eleger os melhores petiscos na 17ª edição do Comida di Buteco, o público e jurados deram seu veredito. Os vencedores de Rio, Niterói e Baixada (pela primeira vez eleitos separadamente) foram anunciados nesta quinta-feira, 22.05.2024, em uma cerimônia no Rio Scenarium na Lapa.

– O Bar Peixaria Divina Providência, em Irajá, na Zona Norte, foi o grande campeão da noite do Rio de Janeiro, com o petisco a origem: bolinho de bacalhau gadus morhua cozido em creme de moqueca tradicional, acompanhado de tapenade de azeitona preta.

– O Barão Chopp e Petiscos, em Inhaúma, ficou com o segundo lugar, com o baronesa: bolinhos de abóbora recheados com costela suína defumada e queijos gorgonzola e mozzarella.

– Na terceira colocação, ficou o Tô na Mata, em Vargem Grande, com porquinho carioca em três versões: croquete de costelinha de porco com chutney de goiaba com pimenta; bolinho de joelho de porco defumado marinado na cerveja servido com geleia de mate com limão; canjiquinha temperada, ragu de pernil desfiado, crocante de torresmo e couve frita servido com vinagrete de feijão carioquinha.

O campeão de Niterói foi o Palitus Bar, que fica em Jurujuba.

Na Baixada, o vencedor foi o Nosso Canto, de São João de Meriti. Campeão de 2023, o Boteco do Teixeira, de Duque de Caxias, desistiu na terça-feira do concurso, alegando “segregação” entre os bares da região e da capital, por conta da divisão regional até então inédita.

Os campeões dos três circuitos vão disputar, em julho, a etapa nacional do concurso, e o grande vencedor será anunciado em uma festa em São Paulo.

Todos os vencedores do concurso em 2024:

Rio de Janeiro
– Campeão: Peixaria Divina Providência (Irajá)
– 2º lugar: Barão Chopp e Petiscos (Inhaúma)
– 3º lugar: Tô na Mata (Vargem Grande)
– 4º lugar: Folia do Boi (Cachambi)
– 5º lugar: Dom Pedro (Benfica)

Baixada
– Campeão: Nosso Canto (São João de Meriti)
– 2º lugar: Pasta da Nonna (Duque de Caxias)
– 3º lugar: Buteco do Cabeça (Nova Iguaçu)

Niterói
– Campeão: Palitus Bar (Jurujuba)
– 2º lugar: Pli on Board (Itaipu)
– 3º lugar: Alhos e Bugalhos (Fonseca)

A notícia foi encontrada aqui.

Publicado em Alimentação, Prêmios

Guia Michelin 2024: Seis restaurantes brasileiros com duas estrelas

De acordo com matéria no site Diário do Rio, três restaurantes do RJ e três de SP foram laureados em 20.05.2024 com duas estrelas no Guia Michelin 2024:

O Hotel Copacabana Palace, localizado na Praia de Copacabana, Zona Sul da cidade, foi palco do anúncio dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo na versão brasileira do Guia Michelin. O disputado evento aconteceu nesta segunda-feira (20) e contou diversas celebridades do mundo gastronômico e de outras áreas de atuação. A premiação foi a primeira atualização da lista brasileira do Guia desde 2020, ano da crise sanitária internacional.

Entre os seis restaurantes com duas estrelas, três são do Rio de Janeiro: Lasai – incluído em 2024; Oro e Oteque. Os outros três são da capital paulistana. Três estabelecimentos já estavam na lista na última edição do Michelin, em 2020, e três foram incluídos em 2024. Além disso, outros 15 restaurantes foram agraciados com uma estrela – oito deles já estavam na lista. Não há, no Brasil, restaurantes com três estrelas.

A lista:

– Lasai (Rio de Janeiro) (incluído em 2024) (Duas estrelas)
– Oro (Rio de Janeiro) (Duas estrelas)
– Oteque (Rio de Janeiro) (Duas estrelas)
– D.O.M. (São Paulo) (Duas estrelas) (Duas estrelas)
– Evvai (São Paulo) (incluído em 2024) (Duas estrelas)
– Tuju (São Paulo) (incluído em 2024) (Duas estrelas)

Lasai

– Cipriani (Rio de Janeiro) (Uma estrela)
– Fame Osteria (São Paulo) (incluído em 2024) (Uma estrela)
– Huto (São Paulo) (Uma estrela)
– Jun Sakamoto (São Paulo) (Uma estrela)
– Kan Suke (São Paulo) (Uma estrela)
– Kazuo (São Paulo) (incluído em 2024) (Uma estrela)
– Kinoshita (São Paulo) (Uma estrela)
– Kuro (São Paulo) (incluído em 2024) (Uma estrela)
– Maní (São Paulo) (Uma estrela)
– Mee (Rio de Janeiro) (Uma estrela)
– Murakami (São Paulo) (incluído em 2024) (Uma estrela)
– Oizumi Sushi (São Paulo) (incluído em 2024) (Uma estrela)
– Picchi (São Paulo) (Uma estrela)
– San Omakase Room (Rio de Janeiro) (incluído em 2024) (Uma estrela)
– Tangará Jean-Georges (São Paulo) (incluído em 2024) (Uma estrela)

Criado em 1900 para incentivar as pessoas a pegarem a estrada, o Guia Michelin, concede estrelas baseado no seguinte critério: uma estrela – cozinha de grande nível, que merece uma parada na viagem; duas estrelas – cozinha excepcional, que vale um desvio na rota; e três estrelas – cozinha única, que justifica a viagem para o restaurante.

O Guia Michelin, mencionou 82 estabelecimentos em sua versão atualizada, incluindo os que não são “estrelados”. Quarenta e quatro dos restaurantes já estavam na edição anterior e 38 foram incluídos este ano.

O Guia incluiu ainda 37 unidades na categoria Bib Gourmand – “restaurantes de boa qualidade e bom preço”. A lista inclui 25 restaurantes que já estavam na lista e outros 12 que foram premiados na atual edição.

A notícia foi encontrada aqui.