Filosofia, Loucura e Sexualidade: Palestra com pesquisadores de Foucault no RJ

O ciclo de palestras “Foucault: Filosofia, Loucura e Sexualidade” traz oito dos principais pesquisadores do filósofo francês. O evento tem entrada franca, acontece na Caixa Cultural RJ e tem coordenação de André Masseno e Tiago Barros:

Em quatro encontros, ao longo de uma semana, sempre às 18h30, serão apresentadas e debatidas obras, biografia, influências e a atualidade do pensamento de Foucault no panorama contemporâneo. Participam do projeto os pesquisadores Evando Nascimento, Hélia Borges, Vera Portocarrero, Jorge Vasconcellos, Francisco Ortega, Marcia Tiburi, Luiz Celso Pinho e Rosa Dias.

Loucura e sexualidade são temas privilegiados por Foucault, um dos primeiros e poucos filósofos a desenvolver estudos aprofundados sobre estes temas. “Sua filosofia oferece resistência a qualquer espécie de moralização e intervenção nos corpos e nas liberdades individuais. Em contrapartida à padronização, à restrição e ao encarceramento, Michel Foucault propõe uma revalorização do corpo e dos sentidos através de um retorno ao cuidado de si e à experimentação artística da vida”, afirmam os coordenadores gerais do projeto, André Masseno e Tiago Barros. Estes serão alguns dos principais temas a serem abordados ao longo dos quatro encontros.

O evento é destinado a diversos públicos: estudantes do ensino médio, universitários, artistas, pesquisadores e todos que se interessam pelas questões suscitadas pela filosofia de Michel Foucault.

Foucault: Filosofia, Loucura eSexualidade
06/12/2016 a 09/12/2016
De terça-feira a domingo, às 18:30.
Entrada Franca (distribuição de senhas a partir das 17h30 – uma hora antes do encontro)

Local: Caixa Cultural RJ – Cinema 2
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro, Rio

06 de dezembro (terça-feira) – Foucault: Filosofia, Loucura e Sexualidade Palestrantes: Evando Nascimento e Hélia Borges.

07 de dezembro (quarta-feira) – Foucault: Razão e Loucura
Palestrantes: Vera Portocarrero e Jorge Vasconcellos

08 de dezembro (quinta-feira) – Foucault: Sexo e Liberdade
Palestrantes: Luiz Celso Pinho e Marcia Tiburi

09 de dezembro (sexta-feira) – Foucault: Estética da Existência e Cuidado de Si
Palestrantes: Francisco Ortega e Rosa Dias


Evando Nascimento
– Escritor, ensaísta e professor universitário. Autor dos livros de ficção Cantos profanos (contos) (Globo / Biblioteca Azul, 2014; semifinalista do Prêmio Oceanos–Itaú Cultural 2015), Cantos do mundo (contos) (Record, 2011; finalista do Prêmio Portugal Telecom 2012) e Retrato desnatural (diários 2004–2007) (Record, 2008; semifinalista do Prêmio Portugal Telecom 2009). Seu trabalho se move principalmente entre Literatura, Filosofia e Artes.

Hélia Borges
– Psicanalista, Pós-Doutora pelo Núcleo de Subjetividade da PUC/SP, Doutora pelo IMS/UERJ, professora da graduação, professora e coordenadora da pós-graduação da Faculdade de Dança Angel Vianna. Participou em seminários de Filosofia com Gilles Deleuze, na Universidade de Paris VIII 1985/1986. Pesquisadora de temas ligados à psicanálise, corporeidade, arte – em especial a dança –, estética e processos de subjetivação. Tem vários artigos publicados em livros e revistas especializadas. Autora do livro O movimento, o corpo e a clínica.

Vera Portocarrero
– Filósofa, Professora Titular de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tradutora, organizadora e autora de livros e artigos de Filosofia da Ciência, Ética e Filosofia Política, como Arquivos da Loucura (Fiocruz, 2002), As Ciências da Vida. De Ganguilhem a Foucault (Fiocruz, 2009).

Jorge Vasconcellos
– Doutor em Filosofia/UFRJ. Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais/RAE e do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA da Universidade Federal Fluminense/UFF. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: práticas estético-políticas na arte contemporânea/UFF. Atua como ‘teóricx-ativista’ no Coletivo de Arte e Ações Estético-Políticas 28 de Maio. Autor de Deleuze e o Cinema, Rio: Ciência Moderna, 2006; e, coautor de Arte, Vida e Política: ensaios sobre Foucault e Deleuze, Edições LCV/UERJ, 2010.

Luiz Celso Pinho
– Depois de ter concluído a Graduação em Psicologia na UERJ (1990), tornou-se Bacharel (1994), Mestre (1995) e Doutor (2003) em Filosofia pelo IFCS/UFRJ. Realizou o Pós-Doutorado em Ética e Filosofia Política na PUC-PR (2013). Atuou como Pesquisador Associado da UERJ/FAPERJ no Departamento de Filosofia (2003-2005). Foi pesquisador da FAPERJ (2009-2011) e do CNPq (2013-2015). Atualmente, é Professor Associado I da UFRuralRJ.

Marcia Tiburi
– Artista plástica, professora de Filosofia e escritora brasileira. Graduada em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Também é doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com ênfase em Filosofia Contemporânea. Seus principais temas são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo. Tem diversos livros publicados.

Francisco Ortega
– Licenciado em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid (1986). Doutor em Filosofia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha (1995). Professor Associado do Instituto de Medicina Social. Foi pesquisador visitante na Universidade de Bielefeld e no Instituto Max Planck de História da Ciência de Berlim. Sua pesquisa atual se centra no sujeito cerebral como uma figura antropológica e o exame de diversas ‘neuro-disciplinas’ emergentes, tais como neuroética, cultural neuroscience, neuroestética, cérebro adolescente e a cerebralização do autismo e outros transtornos psiquiátricos.

Rosa Dias
– Professora do Departamento de Filosofia da UERJ. Autora dos livros “Nietzsche educador”; “Nietzsche e a Música”; “Amizade Estelar: Schopenhauer, Wagner e Nietzsche” e “Nietzsche, vida como obra de arte”. Organizou os livros “Arte brasileira e Filosofia” e “Leituras de Zaratustra”. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Recebeu, em 2002, o prêmio Candango de melhor roteiropelo filme “Dias de Nietzsche em Turim”, dirigido por Júlio Bressane.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artes e Cultura. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Filosofia, Loucura e Sexualidade: Palestra com pesquisadores de Foucault no RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s