Boas notícias da Economia: Previsão da baixa da inflação e da taxa Selic

De acordo com o Globo Online, nestes primeiros dias de abril de 2016, os analistas consultados pelo Banco Central na pesquisa semanal Focus reduziram pela primeira vez a previsão para taxa básica de juros este ano, a 13,75%, após oito semanas seguidas de manutenção no atual patamar, de 14,25% ao ano. A perspectiva de baixa da inflação também foi apontada pelo estudo:

Há quase cinco meses a pesquisa não mostrava que a Selic poderia encerrar o ano na casa dos 13%, sempre mantendo-a entre 14% ou 15%. A redução vem acompanhada de uma melhora na expectativa de inflação para 2016, que passou de 7,31% a 7,28%.

O relatório indica que a Selic pode fechar este ano abaixo dos atuais 14,25% ao ano. Ou seja, o BC pode dar uma aliviada nos juros, na previsão do mercado. Na semana passada, porém, a autarquia reiterou no Relatório Trimestral de Inflação que não trabalha com a possibilidade de cortar a taxa básica de juros apesar da forte retração econômica.

_NOTICIA

É a primeira previsão de recuo dos juros este ano após dois meses consecutivos de manutenção no atual patamar. A última vez em que o Focus mostrou que os juros poderiam chegar ao fim de 2016 em 13,75% foi em 20 de novembro do ano passado. Para o ano que vem, os analistas mantiveram a taxa pela quinta vez seguida em 12,50% ao ano.

E a mudança na previsão da Selic se dá em contexto de alívio na previsão para o índice de preços. A perspectiva para o IPCA deste ano foi reduzida pela quarta vez seguida, passando de 7,31% na semana passada para 7,28%. Apesar da diminuição, a taxa ainda está acima do teto da meta do governo, que é de 6,5%. Se o dado se confirmar, a inflação ficará acima do limite estipulado pelo segundo ano seguido.

Para o ano que vem, a expectativa é mantida há oito semanas em 6%, exatamente no limite superior estipulado pelo BC, já que a margem de tolerância em 2017 é de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo da meta de 4,5%.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Economia e Política e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s