James Harrison: Anticorpos para a doença de Rhesus

Matéria no Globo Online fala sobre um australiano de 78 anos que há anos vem sendo chamado de “homem com o braço dourado” pode ter salvo cerca de 2 milhões de recém-nascidos no país graças às frequentes doações de seu plasma:

Ele tem um tipo de sangue raro em seu braço direito que contém poderosos anticorpos usados na elaboração de uma vacina salvadora.

James Harrison está sendo chamado de herói nacional. Emissoras locais e internacionais como a “Fox 13” e a “CNN” realizaram rerportagens sobre o australiano. Não se sabe ao certo como ele desenvolveu esses anticorpos em seu braço, mas médicos acham que pode ter sido em decorrência das transfusões que o próprio Harrison recebeu quando se submeteu a uma operação para remover um de seus pulmões. Ele tinha 14 anos.

Depois de saber que unidades de sangue doado por outras pessoas salvaram sua vida naquela cirurgia, o australiano decidiu retribuir. Mesmo com medo de agulha, James doa sangue praticamente toda semana desde que tem 18 anos. Foram mais de 1,1 mil doações. Os médicos, então, lançam mão de seus anticorpos para criar a vacina Anti-D, usada no tratamento de mulheres grávidas com uma condição chamada de doença de Rhesus, que pode levar a complicações no parto.

Leia mais clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Medicina, Solidariedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s