Perda de memória: Luz azul nas pesquisas

Matéria no Globo Online conta que uma nova pesquisa mostra que memórias “perdidas” se escondem no cérebro esperando para ser encontradas novamente — pelo menos em camundongos:

Segundo o “Washington Post”, citando estudo publicado quinta-feira na revista “Science”, os pesquisadores Tomás J. Ryan, Dheeraj S. Roy, Michele Pignatelli1, Autumn Arons e Susumu Tonegawa foram capazes de reativar memórias que eles próprios tinham suprimido, indicando que a amnésia retrógrada — aquela em que as memórias são perdidas após trauma cerebral — pode ser mais um problema de recuperação da memória do que uma perda real de dados.

Os pesquisadores usaram uma técnica chamada optogenética, que consiste em escolher neurônios específicos e introduzir uma proteína especial neles por meio de um vírus artificialmente projetado. Uma vez que a proteína se faz presente nas células do cérebro, estas células ficam sensíveis à luz azul. Isso permite que os pesquisadores “liguem e desliguem” determinados neurônios à vontade.

Neste caso, eles criaram uma memória ruim aplicando choques elétricos em camundongos repetidamente em um gabinete especial. Eles detectaram e escolheram quais neurônios foram estimulados quando os ratos reviveram a memória (como evidenciado por seu visível medo de estar na câmara de choque) e tornaram esses neurônios — que juntos são chamados de “engramas de memória” — sensíveis à luz em um novo lote de camundongos antes de treiná-los com o mesmo choque.

Em seguida, eles fizeram as memórias desaparecerem como se faz em alguém com amnésia retrógrada: alguns dos camundongos foram injetados com uma droga chamada anisomicina, que desorganiza a formação da memória.

Leia mais clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Medicina e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s