Hepatite C: Novo medicamento permite cura em até 90% dos casos

De acordo com o site Agência AIDS, um novo medicamento contra hepatite C, o daclastavir, que teve venda e uso liberados em 06.01.2015 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deverá beneficiar 30 mil pessoas por ano, já a partir de 2015, segundo estimativa do Ministério da Saúde (MS):

No Brasil, atualmente, 16 mil pessoas fazem o tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O daclastavir é o primeiro remédio via oral para tratar a hepatite C – as drogas para este fim, em uso hoje, são injetáveis.
Mais eficiente do que os disponíveis hoje no mercado e, combinado a outras duas substâncias, esse remédio pode permitir a cura da doença em até 90% dos casos, enquanto os atuais têm perspectiva de cura de 40%. A previsão é de que o remédio seja distribuído pelo SUS ainda em 2015.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a distribuição gratuita do medicamento representa uma revolução para a saúde pública e transformará o Brasil em uma referência internacional no tratamento da hepatite C.
“Nós vamos viver uma revolução do tamanho que foi a introdução do coquetel para o tratamento da aids no Brasil, tanto pela diminuição do tempo de tratamento como pelo aumento da taxa de cura que sobe de 40% para 90%. Além disso, os efeitos colaterais são muito menos intensos, o que aumenta a adesão e a capacidade dos pacientes de permanecerem com a medicação”, afirmou Chioro.

Além disso, a nova medicação possibilitará a redução de custos com o tratamento individual dos pacientes, caindo dos atuais R$ 25 mil por usuário para aproximadamente R$ 17 mil.

O daclastavir, ainda segundo o Ministério, também provoca poucos efeitos colaterais e leva à cura em até três meses. Já os atuais medicamentos vendidos no Brasil causam fortes reações adversas, além de exigirem um tratamento prolongado – de até nove meses.

Leia mais clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Medicina, Saúde e Bem Estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s