Prêmio Hans Christian Andersen 2014 para um brasileiro

Roger Mello

Roger Mello

De acordo com o Globo Online, o ilustrador brasileiro Roger Mello recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante do mundo no âmbito da literatura infantil e juvenil:

“Enquanto escrevia isso, tive uma lembrança de nós dois embaixo do canto do cobertor, parecendo uma enorme lagarta com duas cabeças, enquanto você lia um dos livros do Andersen para mim”. Tão rica em imagens como uma bela ilustração, a frase encerra o discurso com que o ilustrador brasileiro Roger Mello agradeceu a entrega do Prêmio Hans Christian Andersen, ocorrida na noite desta quarta-feira na Biblioteca de México, na capital mexicana. “Somente o leitor-autor subverte o caminho da narração”, afirmou Roger Mello.

Semelhante a uma colagem, com ritmos alternados, o discurso do brasiliense Mello foi lido em três idiomas intercalados: o português natal, o castelhano dos anfitriões, e o inglês, a língua oficial 34º Congresso Internacional do IBBY (Organização Internacional para o Livro Juvenil), que se iniciou junto com a entrega do Hans e prossegue até o dia 13. Tudo em consonância com o tema principal do encontro – “A inclusão, a leitura como experiência inclusiva”. “Livros encorajam a tolerância”, ressaltou o brasileiro.

Reconhecido como “o pequeno Nobel”, o prêmio é o mais importante do mundo no âmbito da literatura infantil e juvenil. Pela primeira vez, um ilustrador da América Latina o recebeu.

Leia mais clicando aqui.

481_1033-roger-mello-premio

Anúncios
Esse post foi publicado em Artes e Cultura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s