Imunoterapia contra o câncer

Em matéria da revista Science nesta semana, foi abordado o tema “guerra contra o câncer” que começou um pouco mais de 40 anos atrás, como um programa nacional de pesquisa para melhorar radicalmente a sobrevida de pacientes com câncer, a principal causa de morte nos Estados Unidos e no mundo. A matéria fala ainda que a imunoterapia do câncer tem como objetivo aproveitar o próprio sistema imunológico do organismo para combater o câncer. Do site do JB Online:

As principais armas implantadas foram cirurgia, radiação e quimioterapia, tratamentos que muitas vezes apresentam riscos ou causam efeitos secundários adversos. Apesar de algumas formas de câncer cederem a estas terapias, nem todas são assim, por isso a mortalidade permanece alta.

Para essa lista agora podemos adicionar uma quarta arma, a imunoterapia do câncer. Construída ao longo de décadas, ela começou a demonstrar tais resultados promissores em pacientes com câncer selecionados em 2013. A escolha de um tema que é clínico na natureza é algo de uma partida para a ciência. Mas acreditamos que 2013 marca um momento significativo na história do câncer, e as conquistas de hoje merecem reconhecimento e celebração, mesmo que as incertezas permanecem. Com mais pessoas agora vivem muito além da idade de 65 anos, a incidência de câncer é projetada para subir muito nos próximos anos. Assim, a população que pode se beneficiar de imunoterapia é potencialmente muito grande.

Leia mais clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Medicina, Saúde e Bem Estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s