DNA não pode ser patenteado

De acordo com o site infoExame, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que o DNA humano é um produto da natureza e não pode ser patenteado, considerando que somente pode ser objeto de patente o DNA complementar, ou seja, copiado artificialmente e replicado:

“Um segmento de DNA de origem natural é um produto da naturaleza e não pode ser patenteado simplesmente porque foi isolado, mas o DNA complementar pode ser patenteado porque não se produz de maneira natural”, anunciou o principal tribunal de justiça americano.

Uma empresa de biotecnologia reivindicou a propriedade de dois genes ligados ao câncer de ovário e de mama. Trata-se do gene defeituoso identificado em Angelina Jolie, pelo qual a atriz decidiu se submeter a uma cirurgia de remoção dos seios para evitar o risco muito elevado de câncer.

A Suprema Corte decidiu assim uma intensa batalha jurídica contra Myriad, uma empresa de biotecnologia que apresentou nove patentes para esses dois genes isolados por ela na década de 90 e cujas mutações hereditárias aumentam o risco de desenvolver câncer de mama ou de ovário.

Nesta decisão altamente esperada para a pesquisa genética, a mais alta autoridade judiciária do país decidiu que o “DNA produzido naturalmente é um produto da natureza e não é elegível a uma patente, simplesmente porque foi isolado”.

Myriad “descobriu um gene importante e necessário, mas descobertas tão revolucionárias, inovadoras e brilhantes como esta não se aplicam por si só” a lei de patentes.

Leia mais clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Medicina, Tecnologia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s