No hipotálamo, a chave para conhecer melhor os mecanismos do envelhecimento

De acordo com matéria do Jornal Nacional, uma pesquisa de cientistas americanos, divulgada em 01.05.2013 na revista “Nature”, mostra como o cérebro age para controlar a velocidade do processo de processo de envelhecimento:
Como envelhecer bem, sem sentir o peso da idade e sem problemas crônicos de saúde?

A nova pesquisa aponta um caminho que parece ser promissor. Os cientistas estudaram o hipotálamo de ratos. Essa região do cérebro regula o crescimento, a reprodução e o metabolismo.

Os pesquisadores se concentraram em algumas moléculas fundamentais para as defesas do organismo no combate a infecções e descobriram que, com o avanço da idade, a quantidade dessas moléculas no hipotálamo sofre muitas alterações e essa mudança faz aumentar a incidência de inflamações e de várias doenças.

Diabetes, reumatismo, Alzheimer, problemas no coração: doenças comuns entre os idosos. E se os cientistas conseguissem criar no laboratório uma substância para controlar a quantidade de moléculas perigosas no cérebro? Poderíamos frear o avanço dessas doenças e viver mais?

Na Universidade de medicina Albert Einstein o doutor Doutor Dongsheng Cai, um dos responsáveis pela pesquisa, explica que, manipulando o hipotálamo, conseguiu aumentar a longevidade dos ratos em 20% e que, o objetivo do estudo, é conseguir o mesmo resultado em humanos, tornando a nossa vida mais longa e com menos sofrimento provocado pelas doenças da velhice.

Veja o vídeo clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Medicina. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s