Música contra ansiedade

De acordo com matéria no Globo Online, uma clínica carioca tem usado música instrumental como remédio para reduzir o estresse de seus pacientes. A iniciativa, administrada em doses diárias, duas vezes ao dia, tem surtido efeito entre clientes mais ansiosos, que em silêncio apreciam apresentações de violino, violão, flauta e harpa:

Desde novembro, seis músicos se revezam nesta tarefa, pioneira em clínicas no Rio. O palco desses artistas é a sala de espera das unidades Barra e Rio Sul da Med-Rio Check-Up, que atua no mercado há 22 anos e trabalha, principalmente, com executivos encaminhados por suas empresas para a avaliação de saúde anual. Na plateia, muitos insistem em aproveitar o tempo livre usando celular, tablets, lendo jornais. Mas até quem parece não estar muito ligado na música, recebe os benefícios de cada acorde, segundo o violonista Gabriel Lucena, que desde janeiro toca três vezes por semana, na Barra:

— Mesmo que a pessoa não esteja com 100% de atenção na música, ela ajuda na respiração, acalma o coração — garante Gabriel, músico formado pela Unirio.

A apresentação, de uma hora, ocorre no intervalo dos exames, quando é servido um lanche para os pacientes. Diretor médico da clínica, o doutor Gilberto Ururahy diz que decidiu implantar a novidade ao perceber que alguns clientes ficavam mais ansiosos diante do desconhecido:

— Música acaricia a alma, faz o indivíduo recordar seus sentimentos, voltar ao passado, a uma viagem, um namoro, um filme. Assim ele relaxa — conta o médico, acrescentando que algumas músicas fazem sucesso entre o público. — Já percebi que gostam quando tocam “Por una cabeza”, de Carlos Gardel.

Leia mais clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artes e Cultura, Medicina, Saúde e Bem Estar e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s