Medindo a pressão com precisão através de relógio de pulso

De acordo com o Globo Online, pesquisadores britânicos criaram um ‘relógio de pulso’ para medir a pressão de forma mais precisa:

Medir os níveis de pressão arterial em hipertensos ficará mais fácil e preciso. Pesquisadores britânicos, liderados por Bryan Williams, professor da medicina da Universidade de Leicester, em parceria com a companhia HealthSTATS em Cingapura, desenvolveram uma espécie de relógio de pulso, que ajudará a melhorar muito tratamento, e até suspendê-lo, segundo reportagem publicada no jornal “Independent”.

A hipertensão é uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames. O aparelho proporciona uma leitura mais exata que o dispositivo atual, com manguito, usado por médicos. Hoje a pressão arterial é medida no braço porque isso é mais conveniente e fácil de realizar. Mais de um em cada quatro adultos tem pressão arterial elevada, incluindo 50% das pessoas acima de 60 anos, e milhões de pessoas estão recebendo com medicamentos para reduzi-la.

A pesquisa que levou ao desenvolvimento do ‘relógio de pulso’ para medir a pressão foi financiada pelo Ministério da Saúde britânico e apoiada pelo secretário de Saúde, Andrew Lansley. Ele inclui um sensor que mede a pressão na aorta, a principal artéria perto do coração, onde níveis elevados causam maiores danos.

O sensor no relógio registra a onda de pulso da artéria e esses dados são enviados a um computador, juntamente com a tradicional leitura da pressão arterial a partir de um manguito. Na maioria das pessoas, a pressão na aorta é 10mmHg menor do que no braço, mas em alguns, especialmente os mais jovens, pode ser 30mmHg mais baixa.

Leia mais clicando aqui.

Esse post foi publicado em Saúde e Bem Estar e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Medindo a pressão com precisão através de relógio de pulso

  1. Ministério da Saúde disse:

    Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.

    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.saudenaotempreco.com

    Você também pode nos seguir no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s