SP: Projeto Biofrito

O projeto Biofrito, coordenado pela Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) que visa o aproveitamento do óleo de fritura para produção de biodiesel, foi apresentado em 03 de fevereiro de 2009, ao prefeito de Duartina/SP:

O Prefeito do município, Juninho Aderaldo, foi recebido em Brasília, na sede da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pelo Chefe da Assessoria de Relações Nacionais – ARN, Moacyr Vaz de Sousa, pelo Chefe de P&D da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld e pelo pesquisador José Dilcio Rocha, coordenador do Projeto.

Embora existam vários projetos no País que usam o óleo de fritura como base para a produção do biodiesel, “nenhum chegou ainda a resultados favoráveis em relação à captação da matéria-prima, porque para captar o produto é preciso queimar combustível e o ideal é que se rode com o próprio biodiesel a partir do óleo reciclado”, ressaltou José Dilcio Rocha.

Com base nisso, o Distrito Federal avança com o projeto Biofrito, cuja principal premissa, conforme contou Rocha, é eliminar parte do resíduo que vai para a rede de esgotos, proporcionando benefícios para o sistema de tratamento de águas da capital federal, que é de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília, CAESB.

Além da Embrapa e da CAESB, são parceiros no projeto a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/DF e o Instituto Federal de Brasília/DF. No futuro, também participará o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, que será um importante parceiro na captação do óleo usado.

Leia mais clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Reciclagem e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s