Medindo a pressão com precisão através de relógio de pulso

De acordo com o Globo Online, pesquisadores britânicos criaram um ‘relógio de pulso’ para medir a pressão de forma mais precisa:

Medir os níveis de pressão arterial em hipertensos ficará mais fácil e preciso. Pesquisadores britânicos, liderados por Bryan Williams, professor da medicina da Universidade de Leicester, em parceria com a companhia HealthSTATS em Cingapura, desenvolveram uma espécie de relógio de pulso, que ajudará a melhorar muito tratamento, e até suspendê-lo, segundo reportagem publicada no jornal “Independent”.

A hipertensão é uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames. O aparelho proporciona uma leitura mais exata que o dispositivo atual, com manguito, usado por médicos. Hoje a pressão arterial é medida no braço porque isso é mais conveniente e fácil de realizar. Mais de um em cada quatro adultos tem pressão arterial elevada, incluindo 50% das pessoas acima de 60 anos, e milhões de pessoas estão recebendo com medicamentos para reduzi-la.

A pesquisa que levou ao desenvolvimento do ‘relógio de pulso’ para medir a pressão foi financiada pelo Ministério da Saúde britânico e apoiada pelo secretário de Saúde, Andrew Lansley. Ele inclui um sensor que mede a pressão na aorta, a principal artéria perto do coração, onde níveis elevados causam maiores danos.

O sensor no relógio registra a onda de pulso da artéria e esses dados são enviados a um computador, juntamente com a tradicional leitura da pressão arterial a partir de um manguito. Na maioria das pessoas, a pressão na aorta é 10mmHg menor do que no braço, mas em alguns, especialmente os mais jovens, pode ser 30mmHg mais baixa.

Leia mais clicando aqui.

About these ads
Esse post foi publicado em Saúde e Bem Estar e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Medindo a pressão com precisão através de relógio de pulso

  1. Ministério da Saúde disse:

    Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.

    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.saudenaotempreco.com

    Você também pode nos seguir no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s